Rua Azevedo Soares, 318 - Tatuapé, SP

Projeto Pedagógico

Nossa proposta de trabalho está baseada na metodologia sócio-construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a desenvolver seus conhecimentos através de seus mecanismos de aprendizagem explorando o ambiente cultural em que vive e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir pensar e agir. A prática pedagógica decorre de projetos em que o aluno participa ativamente do próprio aprendizado mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. Essa prática rejeita a apresentação de conhecimentos prontos à criança como um prato feito e utilizam modo inovador, atividades que levam à aprendizagem com a compreensão da realidade.

As atividades curriculares são diversificadas para que todos os alunos participem ativamente do cotidiano escolar. A escola também oferece atividades complementares para o dia-a-dia de seus aprendizes.

Entre elas estão aulas de informática, artes, música, esportes, jardim sensorial. Os alunos exploram as atividades e ambientes de sala de aula e também em páteos cobertos e descobertos para lazer, parques para Berçário e Educação Infantil. A Escola organiza excursões recreativas e culturais e comemora datas importantes que são relevantes à formação do aluno. Toda a atividade tem o objetivo de integração e socialização de nossas crianças e adolescentes.

Trabalhamos a diversidade em nosso meio para que seja incorporada pelos alunos, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, pois entendemos que o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

Temos por objetivos principais:

- Desenvolver a autonomia na busca do conhecimento, isto é, estimular o aluno a pensar, a formular questões e a participar ativamente das situações de aprendizagem, de maneira a compreender o que está sendo aprendido;

- Desenvolver a linguagem e a comunicação, estimulando a expressão nas suas diferentes formas: plástica, corporal e escrita;

- Iniciar o processo de aquisição da leitura e da escrita como formas de comunicação;

- Introduzir as diferentes linguagens (plástica, oral e escrita, musical e corporal) demonstrando várias situações de comunicação e expressão.

- Ampliar e estabelecer o desenvolvimento das relações sociais, aprendendo a interagir com os demais, desenvolvendo a afetividade e a colaboração;

- Estimular a atenção, a concentração e a organização, tendo por objetivo a boa qualidade de produção em trabalhos individuais e em grupos;

- Conhecer as diversas manifestações culturais;

- Desenvolver as estruturas lógico-matemáticas elementares;

- Estimular a curiosidade em relação ao ambiente próximo, de modo que o aluno realize descobertas a respeito do mundo físico e da natureza.