Colégio La Fontaine anuncia parceria com a Geekie, empresa educacional referência em educação inovadora no Brasil e no mundo

✓ Com a parceria, a escola passa a oferecer aos alunos o Geekie One – primeira plataforma de educação baseada em dados do Brasil.  Geekie One representa a evolução do material didático, promovendo uma educação mais ativa, visível, personalizada e conectada com as necessidades e os objetivos de cada estudante. A plataforma oferece uma solução que reúne conteúdo didático completo à inteligência de dados e consultoria próxima e parceira na jornada de inovação da escola.

13 de Setembro de 2022 Alinhada às tendências e demandas educacionais contemporâneas da nova era da educação, o Colégio La Fontaine anuncia uma parceria com a Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo. A escola passa a adotar a primeira plataforma de educação baseada em dados do Brasil: o Geekie One. É uma grande oportunidade para que estudantes fiquem cada vez mais no centro de uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação. Com o Geekie One, a escola acompanha o desenvolvimento de cada aluno de forma ainda mais completa, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de forma personalizada.

A decisão do Colégio de adotar o Geekie One responde a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar adolescentes para o mundo em constante e acelerada transformação. A preocupação é natural, uma vez que  atravessamos mudanças que impactam a comunicação, a sociedade e o mercado de trabalho e que exigem adaptações rápidas provenientes de um pensamento crítico e uma formação integral para reconhecer e atuar sobre as oportunidades e os desafios do cotidiano.

Além de oferecer um conteúdo diferenciado, Geekie One é uma iniciativa integrada que também apoia o desenvolvimento de uma aprendizagem ainda mais ativa, conectada, personalizada e visível, pois entende que a tecnologia por si só não gera transformação no processo de ensino e aprendizagem. É o que a Geekie e vários especialistas chamam de “intencionalidade pedagógica”. Sem esse princípio, a adoção de qualquer tecnologia apenas substitui meios, mas não transforma de fato as relações de aprendizagem que ocorrem entre alunos e professores e, principalmente, no próprio estudante.

Geekie One: personalização de estudo nos anos finais
do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Os estudantes vão receber um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou smartphones –, que reúne mais de 3.500 capítulos centrais ao dia a dia da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe. Tudo passa a estar organizado em um só lugar, complementado por possibilidades digitais que incentivam bons hábitos de estudos e permitem que a aprendizagem possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Além de trazer uma visão integradora à tecnologia para estudantes e educadores, o Geekie One também propicia benefícios às famílias dos estudantes. Por meio do relatório semanal, gerado a partir das atividades entregues e do desempenho de cada discente, familiares podem acompanhar a vida escolar dos estudantes. O relatório é enviado por e-mail com o resumo dessas atividades e tem o objetivo de fortalecer a corresponsabilidade de todos os atores da comunidade escolar — inclusive, neste caso, das famílias — no processo de aprendizagem de cada aluno. Esses dados também permitem aulas mais personalizadas, centradas nas necessidades de cada estudante que se complementam com avaliações contínuas, sendo essencialmente instrumentos de coleta de dados sobre a aprendizagem. Esses dados, coletados em avaliações periódicas ou em atividades em sala, tornam-se ponto de partida para diálogos e reflexões, embasando direcionamentos pedagógicos e possibilitando uma corresponsabilização de todos — estudantes, escola e família.

Segundo Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, “temos nos aliado a escolas que estão prontas para um próximo passo, que compartilham conosco a busca pela formação de um cidadão ativo e engajado”. Sassaki complementa: “queremos desenvolver habilidades para que os jovens tenham sucesso no aprendizado, no trabalho e na vida; jovens capazes de não somente enfrentar os desafios do futuro, mas também de transformá-lo”.

A adaptação para o Novo Ensino Médio e a complexidade da vida digital

O Colégio La Fontaine se antecipou à reformulação do Ensino Médio. As alterações do segmento vieram com as normas da BNCC e estipulam 2022 como prazo final obrigatório para a adaptação da última etapa da Educação Básica. Com o Geekie One, a escola passa a oferecer uma nova configuração do Ensino Médio para seus estudantes. 

Na percepção de Claudio Sassaki há três alterações que considera como as principais mudanças na Reforma do Ensino Médio; todas elas estão atreladas ao objetivo de trazer mais protagonismo aos jovens, garantindo o exercício dos direitos de aprendizagem. A primeira é a ampliação da carga horária de 2.400 para 3.000 horas até o início do ano letivo de 2022; a segunda, a elaboração dos currículos com conteúdos norteados pela BNCC; e, por último, os estudantes podem selecionar caminhos distintos de formação, por meio dos itinerários formativos, optando pelos que estão mais em sintonia com os projetos de vida deles.

Além do conteúdo normal desta etapa, os alunos também terão disciplinas eletivas como parte dos itinerários formativos. Dentre essas formações do Geekie One estão Empreendedorismo Social, Criatividade e Inovação, e Educação Digital, que trabalham temas relevantes no mercado de trabalho atualmente.

A disciplina de Educação Digital é um dos destaques do Geekie One, cuja finalidade é auxiliar jovens a lidarem com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados. Em parceria com o Geekie One, a escola passa a preparar os alunos para lidarem com a complexidade da vida digital. Habilidades como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e a autorreflexão são parte importante desse conteúdo.

Segundo Claudio Sassaki, a Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafios que o mundo digital proporciona. A condução ocorre dentro de um processo de aprendizagem significativa que leva para a sala de aula casos reais e próximos da vida de cada estudante. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais — casos que agregam valor não apenas ao que é aprendido, mas que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa na sala de aula.

Como resultado, torna-se possível desenvolver competências bastante relevantes para a  formação de estudantes, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz: “O aluno exercita, na sala de aula, a empatia, o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a cooperação e a capacidade de resolução de problemas. Essa capacitação tem o potencial incrível de formar cidadãos com escuta ativa e sensibilidade para as questões.”

 

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *