É notório o poder que a música tem para transformar ambientes e realidades existentes, observar-se isso através do dia a dia escolar, o trabalho com a música traz além de benefícios emocionais para o educando e vários recursos pedagógicos para o educador. Existem diferentes formas de trabalhar com a música dentro da educação infantil, exemplos: o canto, parlendas, brincadeiras de rodas cantadas, histórias sonorizadas entre várias outras que poderiam ser citadas, e é durante essas atividades que a criança demonstra toda sua percepção de linguagem oral, corporal, social e também sua criatividade, cabe ao professor observar, estimular e criar novos desafios para que haja total interação da criança com o meio em que ela está inserida.

Qual é o papel do professor neste processo?

O professor tem um papel importante na fase de letramento da criança no período escolar, pois nele a criança enxerga uma referência de conhecimento além das trazidas pelos pais. O professor deve levar em conta os conhecimentos existentes, e a partir desse ponto explorar de maneira gradativa o potencial musical de cada um, podendo ser trabalhada através de projetos escolares ou simplesmente como um instrumento pedagógico de ensino.

Sabe-se, através de leituras de diversos artigos, a importância do uso da música no processo de ensino e aprendizagem da criança. Além de promover a interação, traz também um importante significado no processo sócio cultural e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Sendo assim, o presente trabalho apresenta a seguinte problemática:

Qual a importância da musicalização na educação infantil?

Como hipóteses, tem-se que a música em sua forma lúdica aliada a jogos e brincadeiras tem o poder de transformar o comportamento social e também o processo de letramento durante a pré-escola, trazendo benefícios inquestionáveis na aprendizagem, com isso os educadores devem capacitar-se a fim de desenvolver atividades relacionadas com a música para extrair o máximo dos educandos na sala de aula.

Para sanar a problemática de como a música pode influenciar no processo de aprendizagem, o objetivo geral do presente trabalho foi abordar a importância do uso da música no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, demostrando claramente como a música pode ser uma ferramenta de cunho transformador no desenvolvimento global da criança, contribuindo de forma positiva no processo cognitivo, social, afetivo e sensório-motor.

Professora: Daniele Pires de Souza Wood