Orientação Profissional

Levando em conta as reformas do ensino médio e uma sociedade onde se considera que cada indivíduo é responsável por aquilo que faz como também a acelerada transformação da sociedade contemporânea que cobra do adolescente uma decisão rápida e precisa em relação às suas escolhas profissionais, onde os mesmos não se encontram preparados para tomar tal decisão.

Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos, pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos.

Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social.

No início da adolescência, o jovem sente-se descompromissado com o seu projeto de vida, vivendo muitas vezes, a ilusão, a fantasia e o sonho; mas ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural.  São nesse contexto conturbado que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida.

Considerando- se o contexto supracitado, onde o trabalho é considerado uma oportunidade de realização pessoal, sendo a atividade profissional uma alternativa de realização profissional, ou seja, de realizar-se como ser humano.

Frente à necessidade de escolha cada vez mais cedo na entrada de um curso superior, além da crescente oferta de cursos e novas profissões. Sendo hoje, mais de 200 cursos superiores e 150 tecnológicos. Somado ao fator do seguinte pensamento:

Leia também: Você sabe o que é um planner?

“O que fazer pelos próximos anos da minha vida?”

 

“Qual será minha posição no mundo?”

Neste contexto o serviço de Orientação Profissional vem somar no processo de ensino- aprendizagem, para que os jovens se sintam mais seguros diante da possibilidade da escolha a ser feita, evitando assim escolhas erradas que possam levar a desistência da formação superior e futuramente da frustração da carreira escolhida. Mas, com a melhor escolha para que o mesmo possa obter o sucesso profissional – a orientação profissional vem se tornando a medida mais fidedigna para isso.

Tal fator se deve a presença do profissional de Psicologia, o psicólogo, que através dos testes psicométricos (Testes de Interesses, Aptidão e Personalidade), dinâmicas, coleta de dados pessoais e recursos adicionais conforme demanda que poderão surgir no decorrer dos encontros, a fim de se construir um laudo referente ao perfil profissional do avaliando, pelos resultados que o mesmo apresentou diante de todo o processo, evitando que escolhas erradas sejam feitas, diminuindo o índice de desistência no nível Superior de cursos já existentes, e contribuindo para a formação de profissionais mais jovens, que irão para o mercado de trabalho, convictos de sua área de atuação.

Assim, o serviço de Orientação Profissional vem somar com Pedagogos, que estão ao lado dos jovens no processo de ensino- aprendizagem, tomando, muitas vezes para si o reconhecimento de vitória dos mesmos; com os pais, que tanto desejam o sucesso para seus filhos; com os alunos, que conseguem sentir- se mais seguros numa sociedade que demanda deles uma posição no mundo; e a própria sociedade, que consegue qualificar uma mão de obra mais jovem e certa do que quer.

 

Autores:

Misael Francisco da Trindade – Psicólogo Clínico- CRP 06/118818

Especialista em Avaliação Psicológica e Neuropsicólogo

 

Marly Aparecida Godinho Trindade – Psicóloga Clínica- CRP 06 118824

(Atendimento: Criança e Adolescente)

 

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *